Estrutura metálica transforma-se em importante aliada na luta contra a pandemia no Brasil e no mundo

Gostou? compartilhe!

Estrutura metálica transforma-se em importante aliada na luta contra a pandemia no Brasil e no mundo

Estrutura metálica transforma-se em importante aliada na luta contra a pandemia no Brasil e no mundo

Obras hospitalares com uso de estrutura metálica já vinham se destacando no mercado da construção civil por suas inúmeras qualidades e versatilidade. Porém, este cenário ganhou novas dimensões antes mesmo de a pandemia da Covid-19 (coronavírus) ser anunciada no mundo. No inicio deste ano uma grande obra foi realizada a toque de caixa em Wuhan (China), onde teve inicio a crise mundial. Em dez dias, as autoridades locais colocaram em pé e em funcionamento o Wuhan Volcan, um hospital com 1.000 leitos para receber os moradores infectados.

Por conta da emergência e a corrida contra o tempo para salvar vidas, o hospital foi construído com estruturas metálicas pré-fabricadas unidas por parafusos. “Este processo permite erguer o que chamamos de superestrutura em aço, em uma velocidade que não se consegue com estruturas em concreto”, explica o engenheiro Felipe Sanson, Diretor Comercial da Sancometal Construções Metálicas, lembrando que uma obra com estrutura metálica pode ser feita com pelo menos 30% na redução do tempo de conclusão. 

No Brasil, a utilização de estrutura metálica na área da saúde, assim como na área escolar, industrial, empresarial, dentre outras, já vem conquistando mercado antes mesmo da pandemia. Mas ganhou força nas últimas semanas, com a explosão de obras de hospitais de campanha para dar conta do aumento de casos. 

Segundo estudos, o tempo médio para colocar um hospital em funcionamento no Brasil é de seis anos – prazo entre o projeto até a sua execução. No cenário atual isso seria inviável. Assim como na China e em Pequim, em 2003, quando outra grande superestrutura foi levantada por conta da epidemia de SARS, por aqui também foi escolhida a estrutura metálica para os hospitais de campanha e outros espaços que estão sendo erguidos pelo país á fora.

“No Brasil o usual e cultural ainda continua sendo obras em concreto, poruma percepção muitas vezes equivocada de valores iniciais, pois muita gente acha que sai mais barato que utilizar estrutura metálica”, explica Sanson. “Mas as autoridades e as pessoas estão começando a ver as vantagens do aço, seja pela rapidez na execução da obras, limpeza, flexibilidade em projetos maiores, na economia que se faz durante – com redução de desperdícios – e ao longo dos anos e a eliminação de canteiras de obras”, acrescenta.

Em uma publicação recente da Associação Brasileira da Construção Metálica (Abcem), a estrutura metálica também foi alvo de matéria. Isso em razão do espaço que este sistema vem ganhando em obras de saúde e educação.

“Escolas e hospitais concentram diariamente um grande fluxo de pessoas, requerendo, nesse sentido, espaços amplos, áreas de circulação e acesso fácil. Além de boa luminosidade, condições térmicas e acústicas que permitam conforto e privacidade, essenciais em ambientes que reúnem várias atividades a um só tempo”, justifica a matéria.

mpitemporario.com.br/projetos/sancometal.com.br

 

mpitemporario.com.br/projetos/sancometal.com.br

 

 

 



Gostou? compartilhe!

Whatsapp SANCOMETAL CONSTRUÇÕES METÁLICAS LTDA.